sexta-feira, 8 de julho de 2011

O que é Meditação - Dhyána

...Talvez eu não tenho dito nada de novo sobre esta relação entre a Alma (Jiva ) e o Espírito (Ishvara), mas se você prestar bem atenção no que eu disse antes, como as três Formas nesta relação (Granthis), como a primeira sendo a Percepção, a Forma , e a segunda o Nome da Forma e a terceira como a identificação do Ideen, estes nomes em sânscrito são Sthula,  Jyoti, e Suksuma, em Sânscrito, pois a filosofia ocidental nem sequer chegou aí.

Sthula – A Identificação pela percepção, pela Forma
A Forma ou a Percepção chamado de Identificação pela Forma, é um poderoso meio que todos nós usamos para valorizar a nós mesmos quando percebemos algo negativo, e é um poderoso analgésico emocional quando identificamos algo no Outro do Outro que achamos bom, legal. O mundo das pessoas gira em torno destes dois sistemas de identificação, ora com o Outro do Outro, ora consigo mesmo na negação do outro, há muito para ser explorado aí, e nós mal conhecemos isto.

Jyoti – A identificação pelo Brilho, pelo Nome da Forma
Neste tipo, já há um Sentido a ser buscado, já existe um nome a ser seguido, uma luz que pode vir a confirmar a nossa confiança naquele nome ou então poderá ser negativo, apagar esta confiança naquele nome. Esta identificação é mais sutil que a anterior, aqui já existe uma confiança, um vínculo, a ser confirmado ou quebrado.

Suksma – A Identificação pelo Ideen.
Neste tipo, que é a evolução natural dos processos anteriores, nós como Jiva nos identificamos completamente com o Espírito, com aquilo que ideenalizamos, e não pense que você não sabe como seja esta ideen-alização, todos sabemos. Veja que esta identificação somente pode ocorrer se ocorrer um processo de recalque, tanto das idealizações positivas quanto as negativas. este é o Ideen, o gozo sem o Outro do Outro e sem o Sentido.

Em suma, são estes três processos que um iniciado deve conhecer, e tem mais uma coisa a ser dita, isto ocorre com todos nós, o conhecer é somente para tomar ciência do que seja de fato o tantra. A Alma (Jiva) vê para fora mas não enxerga, só identifica pela Forma (Sthula) do Outro do Outro, e depois enxerga para dentro, pelo brilho do Sentido (Jyoti), quando algo é verdadeiro ou não, passando para o Jiva a sensação de confiança naquilo que conhecemos ou então passando a insegurança do Ideen, pois aquilo não é confirmado pelo Espírito (Ishvara) E isto é a Meditação, precisamente. As vezes ocorre no sono sem sonhos, mas pode ser aprendida por qualquer um.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para a moderação e publicado.